São Félix investe no desenvolvimento da cidade através do Turismo Sustentável

São Félix tem um grande potencial turístico, tanto a Zona Urbana quanto a Rural possuem atrativos que podem ser explorados, gerar atenção turística e, consequentemente, promover emprego e renda. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Turismo, vem desenvolvendo ações que visam à promoção do turismo sustentável na cidade, mesmo neste cenário de pandemia.

Promover o fortalecimento das festividades é um dos caminhos adotados para trazer atenção turística para a cidade. A Festa de Santa Bárbara, por exemplo, costuma atrair vários romeiros e devotos que desejam celebrar suas crenças. Em conversas com lideranças responsáveis pela realização da festa, o Departamento de Turismo discute ideias que possam possibilitar que a Ladeira do Milagre seja explorada de forma turística, trazendo renda para os moradores da localidade, mas sem perder a essência da festa religiosa.

Outro agente potencial do turismo em nosso município é o Rio Paraguaçu. Após a implantação do píer na orla, São Félix já recebeu embarcações com visitantes dispostos a explorar a cidade e conhecer o que ela possui de melhor para oferecer. A ideia é que após a pandemia a realização de eventos marítimos, como encontro de saveiros, possam atrair turistas e fortalecer o desenvolvimento da cidade.

Dentro da Câmara Técnica da Baía de Todos-os-Santos (CTBTS) São Félix faz parte do quadro suplente do Conselho Fiscal e foi eleita para coordenar o núcleo Rio Paraguaçu, que contempla os municípios de Cachoeira, Maragogipe Muritiba e São Félix. Uma parceria entre o Departamento de Turismo e o Prodetur Nacional Bahia está possibilitando que alguns pontos turísticos da cidade possam receber placas de sinalização interpretativas que facilitam a circulação de turistas.

Outra parceria que tem dado resultados é com o Sebrae Bahia que visa a execução do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de São Félix. O Diretor de Turismo, Juninho Oliveira, acredita que a união entre comerciantes, sociedade civil e poder público pode fortalecer o turismo na cidade.

“Nós já realizamos dois seminários para discutir o plano de desenvolvimento, a participação de representantes de vários setores possibilitou ouvir diversos pontos de vista. A empresa Girus Soluções em Turismo, contratada pelo Sebrae, realizou um diagnóstico sobre o Turismo na cidade e através desse estudo preliminar podemos pensar e desenvolver atividades que possam fortalecer nossa economia e trazer benefícios para todos”, explica.

Para o Prefeito Alex, o Turismo Sustentável é um ótimo caminho para gerar oportunidades para a cidade. “No ano passado nós realizamos um curso de agentes cooperativos turísticos, formando 11 jovens do município, entre 13 e 24 anos. A nossa expectativa é que através do desenvolvimento do turismo, possamos cada vez mais proporcionar capacitação aos nossos jovens, possibilitando a eles oportunidades de renda”, ressaltou.